Esse setor é o que mais cresce atualmente, tanto no Brasil como ao redor do mundo. Só aqui, estamos inseridos como o quarto país do mundo com mais usuários de smartphones. São aproximadamente 70 milhões de aparelhos conectados, sendo que uma parte desse público ainda possui dois celulares, por exemplo, ou também fazem uso de tablets em seu dia a dia.

Em uma pesquisa britânica, foi avaliado que em 2013 haviam dois dispositivos moveis para cada nove pessoas no planeta. Essa margem mostra o quanto esse mercado já era consolidado lá, quando estava se desenvolvendo, e como ele tem muito espaço para crescer.

Só para se ter ideia, há quatro anos eram apenas 5% da população que tinha um smartphone, hoje os números apontam que 22% das pessoas ao redor do mundo tem seu próprio aparelho e o índice só cresce.

O conceito de smartphone, no entanto, não é tão recente. Ele vem se aprimorando há bem mais do que quatro anos, com modelos lançados pelos fabricantes com muita proximidade. Um aparelho mal é apresentado ao público e já tem outro pronto para ser lançado, em um período bem próximo daquele, com uma tecnologia superior, trazendo mais recursos e tornando o outro modelo obsoleto.

Sim, além de tudo esse mercado é menos duradouro. Se antes os celulares só faziam chamadas e enviam mensagens, mas duravam uma vida, agora eles são desenvolvidos para ter uma durabilidade menor.

Assim o consumo é incentivado. O dispositivo nem necessariamente precisa quebrar ou apresentar algum defeito, só pelo fato de serem lançados modelos novos e mais tecnológicos, já é um motivo para trocar o smartphone.

Deixe uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *